Seguidores

VERSICULO BIBLICO Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. (Romanos: 2: 13)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Acreditar é totalmente diferente de ter fé Crítica Cristã


Acreditar é totalmente diferente de ter fé. Alguém pode até crer em Jesus, saber de seus ensinamentos, se ajoelhar toda vez que o nome de Deus é dito, freqüentar assiduamente a uma cerimônia religiosa e mesmo assim não ter fé.
Quem sabe você não concorde comigo, mas estou convencido que a fé que a Bíblia descreve é demonstrada por um abandono contínuo do pecado e uma mudança real. Veja bem, com certeza você conhece alguém que até prega na igreja, canta, lidera, você sabe que ele acredita na existência de Deus, de seus princípios, mas vive na prática da fornicação, prostituição e você percebe que este não vai abandonar tais práticas, pois para ele ser salvo basta ter fé (A salvação é por meio da fé – Ef 2.28), e a famigerada desculpa é: Estamos debaixo da Graça ( embora os mesmos nem estendem o conceito de graça). A Bíblia diz que o Diabo crê que estremece, mas não fala que tem fé.
A fé salvívica é um acreditar profundo e transcendente, é uma loucura que produz em nós um novo homem que agora vive para Deus, que peca mas não anda para o pecado e não se orgulha nele, que erra mas não planeja o erro, que vigia para não dar lugar para seus desejos.

A fé que é instrumento da salvação produz primeiro em nós obras de justiça, dignas de um arrependimento. “Me mostre seus frutos e obras eu direi se você tem fé”, é isso que Tiago que dizer em seu livro (Tg 2.18). Eu vou além, não me mostre sua pregação, sua liderança, me mostre o que você faz quando ninguém lhe vê, e eu direi se tem fé. Como só ama a Deus de fato aquele que o obedece (João 14.21), e este obedecer implica em obras e frutos, a mesma matemática se aplica a fé.
Nossas igrejas estão lotadas de pessoas que vivem o acreditar sem ter fé, por tabela sem salvação, elas precisam saber que a fé que Jesus procura (Lc. 18.8), a mesma que produz salvação, é provada pela busca contínua e verdadeira da santidade.

Cheguei a tais conclusões com um estudo bíblico que primeiro me confrontou e então percebi que somente acreditava, faltava ainda a fé. A conclusão que cheguei ainda hoje me persegue: Se eu ando para o pecado não tenho fé, não amo a Deus e nem sou salvo, mas se ando para tí aí sim, tenho fé.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deus sabe de tudo – esta é a resposta que damos quando algum acidente, morte ou evento catastrófico acontece. Tal frase com o decorrer do tempo se tornou um grande clichê, isto é, na calamidade a resposta mais correta para se dar a um Cristão é: Deus sabe de tudo. No entanto, esta resposta não satisfaz totalmente a familia desesperada por causa da morte de um pai, ou a mãe que chora a morte de um filho. Acredito que alguém que ainda não passou por períodos assim pode até discordar, mas qualquer pessoa que já tenha vivido um calamidade desta entende perfeitamente o que quero dizer.

O “Deus sabe de tudo” no final das contas vai colocar mais duvidas do que responder alguma coisa. Alguém sensato logo perguntaria: Se Deus sabe de tudo porque não interferiu? Se Deus sabe de tudo porque pelo menos não nos avisou? Como um pai de uma filha estuprada e morta pode encontrar alento com uma resposta como essa, quer dizer, Deus assistiu de camarote um pessoa inocente simplesmente ser violada e morta. Chico Anísio em uma reportagem que ví, se declarou ateu pelo fato de Deus simplesmente não ter interferido quando um amigo seu morreu. Para Chico o “Deus sabe de tudo” foi a causa de seu ceticismo.
A maioria das catástrofes, assassinatos, estúpros são resultado da própria maldade humana, Deus não se responsabiliza por nossos atos, pois podemos escolher fazer o bem ou não. Quem devastou o meio ambiente não foi Deus, quem teve uma gravidez na adolescência e abortou não foi Cristo, quem estuprou não foi o Senhor, quem matou não foi Jesus. O “Deus sabe de tudo” põe toda a culpa em Deus e não no homem e seu estado pecaminoso, pois é o ser humano que escolhe caminhos corruptos, que vive em prostituições, que busca seus prazeres.
Por outro lado o “Deus sabe de tudo” ignora que não merecemos nada de Dele e Ele não deve nada a nós, isto é, o que temos para que Deus seja obrigado a interferir em nossas vidas? O que fizemos para que Deus faça o que achamos que é melhor? Tudo que o Senhor faz por nós é por Graça e não Dívida.
Na hora da dor eu não sei qual é a resposta correta, mas com certeza não é “Deus sabe de tudo”.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A palavra Evangelho era antigamente empregada para designar a gorjeta dada ao portador de uma notícia, mas com o decorrer do tempo ela passou a ser simplesmente uma “boa-nova”. Esse termo foi usado por Jesus e seus discípulos para se referirem à nova mensagem que veio ao mundo, pois de fato a mensagem de Jesus é uma boa-nova para o pobre de Espírito, para os sedentos por justiça, para os que choram, os humildes, limpos de coração, misericordiosos, pacificadores, para o pecador arrependido. No entanto, se olharmos mais de perto perceberemos que este Evangelho na verdade são más novas trazidas ao mundo dos homens.
Ao pobre o evangelho é a riqueza, ao doente é a cura, ao desesperançado é a esperança de algo melhor, para o desnorteado ele é o norte, ao pecador confesso traz perdão, restauração e recomeço, ao mal amado e rejeitado mostra Cristo com o seu amor surpreendente, persistente e infinito.

No entanto, Jesus certa vez disse que não devemos concluir que ele veio trazer paz, mas espada, pois a mensagem de Cristo também traz divisões, joga em face nossos erros, ela é um escândalo e loucura. Percebo que esta faceta do evangelho está jogada às traças, em troca de um evangelho bonzinho, fofinho e legalzinho a todos.
O Evangelho ao rico é um convite a abandonar sua avareza e suprir os pobres, ao orgulhoso ele diz: Humilha-te. Ao pecador intima: Não peques mais. Ao jovem que quer curtir sua vida as Más Novas diz para perdê-la, gastá-la em Cristo para assim a ganhar. A qualquer um que quer seguir Jesus este diz: Tome a cada dia a sua cruz, negue-se a si mesmo e então o siga.

Pense nisso.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assim que os Hebreus saíram do julgo de servidão imposto por faraó os dilemas do viver no deserto surgiram e a resposta de um povo fraco e incrédulo a esses dilemas foi a murmuração, daí Deus responde a murmuração do povo lhes ensinando, como se ensina crianças, os rudimentos de uma vida pela fé. O Maná no deserto é um dos maiores ensinos de Deus não só para os Judeus, mas para os Cristão da atualidade, pois este fala da essência fé, de sustento e principalmente de Cristo.
Não importa o quanto eles quisessem planejar e preparar-se para o dia seguinte, não adiantava preocupação e ansiedade, pois o maná só viria dia-a-dia de uma forma milagrosa em sua porção correta, se alguém guardasse criaria bichos e cheiraria mal, pois com isso Deus estava falando sobre a essência da fé. Os imediatistas judeus tinham que acreditar, mesmo sem ver, que a cada dia Yaveh mandaria o maná, todo dia eles tinham que abandonar sua falta de fé, sua capacidade, seus conhecimentos e simplesmente aceitar que o responsável direto pelo alimento seria YEHOWAH IREÊ (Jeová-Jireh).
Ninguém consegue viver sem se alimentar, pois está é uma necessidade fundamental para qualquer pessoa, isto significa que entregar essa responsabilidade à Deus, a quem não vemos, é algo muito difícil, pois precisa-se de fé. Jesus quer ensinar a mesmo coisa quando nos diz para não andarmos ansiosos com o que havemos de comer e vestir, nesse momento Cristo está nos levando a um vislumbre do deserto, o Cristo nos convida a assim como os hebreus primitivos entregar as nossas necessidades diárias a Deus e simplesmente acreditar que no momento certo, como o maná, a provisão que Ele achar conveniente estará ao nosso alcance.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A vida religiosa que temos, sendo invariavelmente ligada a toda nossa relação com as instituições religiosas, tradições, costumes e ordenanças impostas por nosso credo religioso que não estão necessariamente relacionadas com os ensinos de Cristo, torna a simplicidade da vida Cristã algo totalmente inexistente.
A vida Cristã descrita por Jesus é verdadeiramente muito mais simples do que tudo que vivemos e fomos ensinados. Isto porque, a religiosidade historicamente tem a tendência de acrescentar pesos e até desvirtuar os sentidos dos mandamentos tanto de Deus para os Judeus quanto de Cristo para os gentios. Quando me refiro aos judeus lembro que depois da implantação da lei mosaica as tradições e costumes meramente religiosos foram implantadas pouco a pouco, tornando uma lei que já era dificil em uma conjuntos de normas impossíveis de serem cumpridas. Jesus inclusive rebateu esta complexidade acusando as tradições e costumes dos anciões de até inutilizar as leis de Deus. O erro se repete, pois a exemplo dos escribas e fariseus, hoje nossos líderes e correntes religiosas acrescentaram aos mandamentos de Cristo um rol de novas ordenanças e mandamentos que torna a vida cristã um fardo dificil de suportar.
Alguns ritmos são de Deus e outros não. Se você é fiel tem que ser próspero. Não é permitido bater palmas no culto. Não pode jogar bola. É proibido ir à praia. Tem que dar o dízimo. Tem que estar no vocal, banda, grupo. Tem que ir aos cultos sempre que esses acontecerem. Tem que vestir certas roupas, senão não é crente. Tem que ser de determinada igreja, pois esta tem o melhor ensino, lídere e etc. Esses ensinos que em nada interferem na vida Cristão somente acrescentam peso nas pessoas limitando o acesso de alguns ao Reino. Me lembro quanto um distinto pastor disse: Se você não concorda e não quer se enquadrar em nossos costumes, se retire. Isto é, os costumes e tradições são mais importantes do que o mandamento de Jesus que nos manda amar as pessoas.
Quando digo que a vida Cristão é simples não esqueço de nossas obrigações e lutas, ao contrário, sei delas, mas mesmo assim esta torna-se algo naturalmente praticado uma vez que nascemos para fazer a vontade de Deus, isto é, pelo novo nascimentos passamos a ter naturalmente a tendência de agradá-lo e fazer sua vontade.
A vida cristã é simples quando buscamos o Reino de Deus e deixamos o Senhor acrescentar o que achar necessário, quando tomamos o fardo leve de Jesus e aprendemos com sua simplicidade de coração. A vida Cristão é tão simples que pode ser resumida em duas práticas: Amar a Deus e ao próximo.----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No Site da Assembléia de Deus em Imperatriz tomei a liberdade de perguntar ao Pastor Presidente da IEADI, Pr. Raul Cavalcante Batista, sobre um dos temas que mais ameaçam a integridade do evangelho nas denominações o Evangelho da Prosperidade. Analise as perguntas e respostas e tire suas conclusões sobre este tema.
Sidney:
Paz em Cristo pastor.. Gostaria de saber o que o sr. pensa a respeito do evangelho da prosperidade que tem inundado atualmente nosso denominação. A cada culto que vou o tema é o mesmo benção, ganhar algo de Deus, como se isso fosse obrigação de Deus. Nos cultos gerais sempre tem o momento da oferta onde a benção do Senhor é dada a quem dar uma boa oferta aquela noite, sou administrador, e até onde entendo isso é especulação financeira, daqui um tempo vão deixar de inverstir na bolsa de valores e ofertar, pois o juros, de acordo com alguns é de 100%, e isso eles garantem.
Pr. Raul:
E CERTO QUE CONTRIBUIR COM SEUS DIZIMOS E SUAS OFERTAS, DEUS ABRIRAR UMA JANELA NOCEU E DERRAMARA UMA BENÇAO TAL DA QUAL VIRA UMA GRANDE ABASTANÇA ML 3.10, MAS HA REALMENTE MUITA EMOCIONALISMO. E BOM, OS PREGADORS VOLTAREM A BIBLIA SAGRADA, POIS SO ELA TEM O DIRECIONAMENTO DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS.
Sidney:
Pastor as perguntas que estou fazendo tomo a liberdade de colocá-las com suas devidas respostas no meu blog. Sobre o assunto discutido anteriormente sobre o Evangelho da Prosperidade, que lhe disse estar inundando nossa denominação, o sr disse que os pregadores deviam retornar a Bíblia, mas quanto aos pastores que em suas congregações fazem as noites da Benção, tardes da vitória e etc., tais eventos valorizam o ter em detrimento do ser, valorizam a vida na terra em vez de enfatizar que somos peregrinos na terra, ensinam que devemos buscar as demais coisas e depois o reino de Deus, quando a Bíblia diz o contrário, é claro que estes ensinamentos em sua maioria ficam implícitos nas mensagem e louvores. Qual sua posição pastor.
Pr. Raul:
E PRECISO ENTENDER O QUE E TARDE OU NOITE DE ADORAÇAO E O QUE PREGAÇAO DE PROSPERIDADE,VISTO QUE A PALAVRA DEVE SER PREGADA CONFORME ESTAR NA PALAVRA,,,COMO DISSE NAO HA ERRO DIZER QUE AS BENÇAOS DE DEUS ESTÃO A NOSSA DISPOSIÇAO,PRINCIPALMENTE PARA OS FIEIS, O QUE ERRADO E COLOCAR A PROSPERIDADE EM PRIMEIRO LUGAR, EM PRIMEIRO LUGAR DEVE SR A SALVACAAO DE NOSSA ALMA, POIS DISSE JESUS O QUE ADIANTA GANHAR O MUNDOINTEIRO E PERDER A ALMA. CERTO.

PENSAMENTO

A maior prisão é aquela de uma mente alienada, onde nem sequer sabe que vive entre grilhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário