Seguidores

VERSICULO BIBLICO Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. (Romanos: 2: 13)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Soberba e Humildade: Lições que Aprendi com meus Mestres - reflexão de Esdras Costa Bentho, teólogo assembleiano

Salvador Dali - Sleep
Os leitores do Teologia & Graça estão cônscios que o editor deste blog não tem por hábito incensar a si mesmo com verbos que endossam os seus feitos, como se não existisse na blogosfera paladinos muito melhores do que ele. Primeiro, por que não sou ufanista e muito menos sofro da síndrome de Narciso. A Bíblia afirma que o soberbo atrai sobre si a afronta (Pv 11.2). Soberba (ARC), no referido texto, é a tradução do hebraico zadhôn(arrogância, presunção), termo empregado pelos irmãos de Davi a respeito de seu desejo de enfrentar o gigante Golias (1Sm 17.28). A lição prática extraída dessa perícope é que falar de seus atos e de suas intenções heróicas pode suscitar desconfiança, quer de pessoas boas, quer de pessoas más.

Espera-se do sábio uma atitude modesta, sóbria e humilde – virtudes que adornam a vida do cidadão da pólis, como afirmava Aristóteles em sua Ética a Nicômaco. A Bíblia enfatiza categoricamente: “melhor é ser humilde de espírito com os mansos” (Pv 16.19a); e que “a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv 16.18).
. 
Incensar a si mesmo é uma atitude desaconselhável pelas Escrituras, pelos sábios e pelo bom siso. Homens como Pastor Antonio Gilberto, o mais notável mestre das Assembleias de Deus do Brasil, jamais atraiu atenção para si, mas colocou todo seu prestígio e conhecimento a favor da Escola Bíblica Dominical, missão que lhe rendeu impropérios, como por exemplo, ser chamado de “a besta de Apocalipse”, além de, sem sucesso, tentarem excluí-lo em certa Convenção. Com esse humilde servo do Senhor aprendi a não esmorecer diante dos desafios da educação cristã. Lembro-me quando, na Conferência da Escola Dominical em Fortaleza, o Pr. Antonio Gilberto, ministrando a respeito da interpretação bíblica, em um gesto humilde, carregado de amor pedagógico, no meio da palestra, pediu-me para que eu me pusesse em pé e apresentou-me como autor de uma obra de interpretação. Jamais pensei que alguém seria capaz de compartilhar seu crédito, confiança e brio com um autor novato. Eis aí um homem desapegado à glória que lhe atribuem.
.
Assim como ele, muitos obreiros das Assembleias de Deus teem mais cicatrizes do que medalhas; mais vitupérios do que honras, mas escárnios do que “sucesso”. E, se nós perguntássemos a esses verdadeiros paladinos da fé se todo sofrimento a favor da salvação e aperfeiçoamento dos santos valeu a pena, ouviremos desses lábios eruditos que, se pudessem, fariam tudo outra vez! O verdadeiro servo do Senhor leva a Bandeira do Reino, em vez de conduzir sua própria bandeira pelo Reino; ele busca a expansão do Evangelho de Cristo em vez do sucesso pessoal. Por isso, não atrai atenção para si, mas para Cristo e o Reino de Deus.
.
Quando eu era da idade de 28 anos, isso em 1998, fui fazer um curso de especialização em Hermenêutica Bíblica, no CETEOL, em SC. Aos pés do Dr. Estevan F. Kirschner, estudava com afinco as regras e manhas da exegese e hermenêutica bíblica. Observando a piedade daquele erudito, do respeito com que falava das teorias e pressupostos de outros mestres, e de sua notável sapiência, disse-lhe que gostaria de me dedicar ao estudo do grego para ajudar a minha denominação. Depois de explicar o árduo aprendizado da língua até o completo domínio do idioma helênico, deu-me um conselho mais precioso do que todas as regras e teorias hermenêuticas que aprendi durante um mês de ensino intensivo: “Esdras, não busque o sucesso e a fama!” O calor dos seus olhos fazia agudo contraste com o hálito gélido daquele inverno, e suas palavras pareciam ter saído dos lábios de um serafim. Nunca esqueci o conselho recebido, o gosto amargo do chimarrão e a doçura do ensino do professor Kirschner.
.
Hoje, apenas para ilustrar que Deus honra nossos propósitos, embora ainda tenha o que aprender, já fiz revisão e adaptação técnica do livro de grego da FAETAD, Campinas – incluindo a gravação do áudio – , revisei a obra de Dobson, Aprenda o Grego do Novo Testamento, digitei todo texto grego da obra Comentário de Mateus e Marcos, de A.T. Robertson, e digitei, transliterei e revisei todo Dicionário Grego de Strong e, agora, estou fazendo o mesmo no Comentário de Marvin Vincent, todas obras com o selo da CPAD. Apesar desse árduo trabalho, costumo ouvir aqui e acolá indiretas e provocações de blogueiros criticando-me, nalgumas vezes, debochando, de meu interesse pela língua com a qual o Novo Testamento foi escrito.
.
Esse sentimento e atitude de não buscar atenção demasiada para si é uma das razões pelas quais não costumo divulgar minha agenda e convites pelo Brasil, e muito menos fazer alarde a respeito dos prêmios e reconhecimentos adquiridos pelo fruto de nosso trabalho. Quando sou perguntado a respeito do motivo pelo qual não divulgo minha agenda em meu blog, informo àqueles que de boa vontade me perguntam, que temo ser tido como arrogante, “palestrante do momento”, “preletor requisitadíssimo” ou ainda não ser bem interpretado.

Entendo que
 muitos desejam ter conhecimento de nossa agenda para nos conhecer pessoalmente, nos seminários que ministramos pelo país. Todavia, considero que a pessoa que assim deseja saberá o local em que estarei pelo fato de a própria instituição teológica ou eclesiástica divulgar o evento. Sei que muitos divulgam a badalada agenda como estratégia de marketing pessoal, entretanto, mantendo-me fiel aos princípios ministeriais que fui formado, recuso esse expediente.

Lembro-me muito bem dos ensinos e atitude humilde do Pastor Claudionor de Andrade, em minha opinião, um dos maiores eruditos das Assembleias de Deus. Tenho aprendido muito com esse homem santo. Certa feita, ele recebeu um convite da igreja da Turquia para ministrar um seminário naquele país. Pensei que o Pr. Claudionor aceitaria imediatamente a oportunidade de ministrar no local das Sete Igrejas da Ásia, no entanto, com a mansidão e doçura que são próprias à sua personalidade e formação, recusou educadamente. Esse homem de Deus teme os holofotes terrenais. Nunca cantou os seus feitos e jamais declamou suas realizações, mas em todo tempo, como o imortal Homero, entoa as vitórias de seus amigos, sem qualquer ressentimento.

Tais atitudes me incentivam a seguir sem alarde no Reino de Deus. Apenas para ilustrar, poucas pessoas sabem que fui convidado três vezes para palestrar na Vinacc (Visão Nacional para Consciência Cristã), mas rejeitei por motivos estritamente familiares, isto é, pelo simples fato de escolher ficar com minha esposa e dois filhos. Respeito os meus amigos que divulgam com boas intenções suas agendas, mas escolhi não usar esse recurso, seja por estratégia, seja por falta dela.
.
Essa postura ministerial e de vida, no entanto, traz rupturas. As regras que procuro seguir são oito. A primeira delas é não se unir a pessoas que buscam fama e sucesso ministerial a todo e qualquer custo, nem que para isso tenham que infamar publicamente os supostos concorrentes. A segunda é não aceitar todo convite para não sacrificar a família, o trabalho, e o estudo acadêmico. A terceira é não fazer do ministério um “pé de meia” para o futuro, quando tudo o mais der errado. A quarta é não buscar o sucesso, a fama e honra para si, fazendo da piedade uma autoafirmação da minha personalidade e talentos naturais. A quinta é jamais usar a simplicidade e acriticidade do povo de Deus como esteio para popularidade e sucesso pessoal. A sexta é não ficar teologicamente em cima do muro para agradar gregos e troianos, mas expressar o que a Bíblia diz sem vacilação. A sétima é não usar a linguagem da piedade e teologal para incensar os próprios feitos. A oitava é ser amigo daqueles que compartilham da mesma visão.
.
Bom, disse tudo isso para que o leitor entenda o que vou afirmar nas linhas seguintes. Estou muito feliz de ser colunista do CPADNEWS. Principalmente pelo fato de que além doPr. Silas Daniel, Pr. César Moisés e Pr. Valmir Nascimento; novos, mas não tão novos assim, colunistas foram incorporados ao noticioso. Trata-se do Pr. José Wellington, Pr. Antonio Gilberto, Pr. Elienai Cabral e Pr. Claudionor de Andrade. A razão é que esses notáveis filhos de Deus são obreiros experientes, autores e administradores consagrados, responsáveis pela formação de milhares servos do Senhor no Brasil e no exterior. Além disso, toda a minha geração aprendeu a Bíblia e os fundamentos da fé por meio da instrumentalidade desses heróis de Deus. Quantas lições bíblicas dominicais, extraídas da pena pentecostal desses denodados, foram ensinadas à geração da qual faço parte, juntamente com meus companheiros de lavra! E agora, três escritores da nova geração têm o privilégio de compartilhar um espaço tão especial com esses literatos já consagrados pela crítica e público.
Obrigado Senhor!
Parabéns CPADNEWS

Texto postado originalmente no blog Teologia & Graça .

Sobrevivendo com fé em Cristo no Japão

Cintia Aragão Kaneshigue (no Japão)  

Hachimore, Aomori. Após terremoto ocorrido no ano passado, em 15 de julho, na mesma região em que ocorreu neste mês de março de 2011, por volta das 6 da manhã posto de gasolina, recebe fila de automóveis que superava  500 metros de comprimento.

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos" - 2 Co. 4.8, 9.

Hoje 17 de março, as notícias em relação aos desabrigados são animadoras. O aeroporto de Sendai (uma das cidades mais castigadas pelo terremoto e tsunami) seria liberado para pousos de aviões de grande porte, o que possibilitou o Ministério da Agricultura afirmar que irá mover-se rapidamente para abastecer 1,5 milhões de refeições e 1.250 mil litros de água por dia nos abrigos. As Forças de Defesa irão ajudar a fornecer as refeições.

Uma grande rede de postos de gasolina, o Idemitsu, afirmou a reabertura de uma unidade próxima a cidade de Sendai, cerca de 4 horas, a fim de suprir o abastecimento de combustível na região, possibilitando a maior locomoção dos sobreviventes e também o aquecimento dos abrigos através de aquecedores a base de querosene, comumente utilizado aqui no Japão.

Infelizmente com o que se diz respeito à usina nuclear Fukushima daiichi (leia-se dai iti) as notícias não são boas. As autoridades japonesas ainda não conseguiram dominar a situação. As tentativas de resfriar os reatores através de água do mar lançadas com helicópteros não foi bem sucedida. Depois de alguns lançamentos de água a operação foi cancelada devido a alta quantidade de radiação. No período da tarde as autoridades tomaram um outro rumo e decidiram jogar água por solo, através de caminhões pipa, a fim de estabilizar a temperatura dos reatores. A companhia responsável pela usina está tentando também reestabelecer o fornecimento de energia nas instalações para que consigam um melhor desempenho na tarefa de dominar novamente os reatores nucleares.

Ainda assim o governo nos informa que não há ainda que se temer danos à saúde, pois os níveis de radiação medidos num raio superior a 30 km, é significantemente maior do que o normal, mas não apresenta risco à saúde.A população ainda está muito aflita com esta situação.

A nossa embaixada brasileira  realizou uma opreção de resgate aos compatriotas residentes nas áreas afetadas pelo terremoto e tsunami, como também aos que moram nas proximidades da usina nuclear, resgatando 25 pessoas, o consul afirmou que possivelmente poderá ser realizada outra operação semelhante a essa.

A comunidade brasileira em sua maioria está muito apreensiva com a situação nuclear. Os consulados estão apresentando um fluxo muito acima do normal de pessoas querendo regularizar e retirar passaportes. A imigração japonesa também informou uma procura muito grande de estrangeiros buscando o seu re-entry (documento de viagem que possibilita viajar sem perder o visto que se tem). O aeroporto de Narita informou que uma grande quantidade de brasileiros se aglomerava, em busca de passagens aéreas nos balcões das companhias e informou que não há mais passagens disponíveis sem reserva.

Aprendamos também com o povo japonês, que tenho admirado cada dia mais com a sua reação em meio a tragédia. Pessoas que perderam tudo quanto possuíam, bens e parentes, passando necessidade, com falta de quase tudo, comendo uma vez por dia, um bolinho de arroz (onigiri),e ainda assim, educados, sem bagunça, tentando ordenar tudo em filas, e agradecendo sempre que são entrevistados.

As operadoras de celulares estão enviando caminhões com antena para as regiões que as antenas fixas foram danificadas. Me emocionei muito ao ver duas meninas falando com o pai ao celular, ele dizia que iria buscá-las assim que possível e elas choravam muito.

O repórter perguntou a um senhor num abrigo de Sendai se dois onigiris eram sufuiciente para ele, ao que o senhor repondeu que ele não estava pensando nisso, mas que os que sobreviveram não podiam ser egoístas e manterem pensamentos individualistas, mas sim pensarem como parte de um todo que precisa dividir o que tem para se manterem vivos.

Que lição estamos aprendendo com eles, quem dera todo o cristão tivesse coração solidário e disposto como o japonês. Sem julgar os motivos e permissões de Deus para tal catástrofe, estamos neste lugar, nesta hora porque o Senhor nos colocou aqui, para ajudar sim, mas também para aprender mais e mais através de toda essa situação.

"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti." - Salmo 91.7.

Da parte das igrejas brasileiras, não sinto essa apreensão tão grande, claro que todos tememos por uma catástrofe nuclear, mas depois da crise financeira que enfrentara, a igreja aprendeu a ser mais dependente do Senhor, e vejo uma movimentação muito grande de oração e intercessão pela nação e pela situação da usina, e também de solidariedade aos necessitados do nordeste do país.

Até agora estamos de pé, aprendendo a cada dia com esta situação ímpar.

www.ubeblogs.net

Cintia Aragão Kaneshigue - blogueira cristã no Japão pós tsunami e terremotos

Por Cintia Aragão Kaneshigue (residente no Japão).

14 de março, em Watari, Miyagi - Japão | Katssumi Kasahara via Getty Images.
.
O abalo ocorrido em 14 de março de 2011, ocorreu no mar às 02:46, hora local do Japão, provocando um tsunami de até 10 metros, que envolveu grande parte do nordeste do país. Há temores de que a contagem de vítimas fatais pode chegar além de 10 mil.

16 de março de 2011 - 3h56.

"Graça e Paz!

Meu nome é Cintia, tenho 28 anos. Sou casada com o Marcelo Aragão Kaneshigue, temos três filhos e há 10 anos moramos no Japão. Estou em caráter temporário como correspondente da UBE, decorrente a catástrofe ocorrida no dia 11 de março.

Conto com as orações de toda a blogosfera Cristã para este país.

Deus tem me dado uma visão sobre estes acontecimentos, que está no livro de Ester 4.14 b:  'e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?' Quem sabe se não foi para este tempo que Deus tem guardado a sua igreja no Japão?

O mínimo a que fomos chamados neste momento é como intercessores pelo lugar onde vivemos, se pudermos fazer mais, faremos. Se este será o momento do avivamento no Japão, é difícil prever, mas de uma coisa tenho certeza, que o Senhor espera uma posição ativa das igrejas daqui.

Será um prazer e honra ter os irmãos acompanhando nossas postagens direto do Japão".

16 de março 2011 - 8h50. 

"O abalo das 10h30 de ontem em Shizuoka resultou em 23 feridos e fez com que 300 pessoas fossem aos abrigos. Tetos, forros e telhados desmoronaram. Após o tremor faltou água, luz e gás.

Hoje, por volta de 4 da manhã, houve outro abalo na região de Gifu escala japonesa (shindo) 4. Ninguém ficou ferido.

Por volta de 6 da manhã aconteceu uma explosão que culminou em um incêndio no reator 4 da Usina Nuclear de Fukushima, ainda não se sabe se houve vazamento radioativo.

Agora de manhã, na região de Sendai, uma das áreas mais atingidas pelo terremoto e tsunami, chegaram três caminhões trazendo água e alimentos não perecíveis. Eram doações de brasileiros da região de Gifu. A boa ação é iniciativa de parceria entre igrejas e comércios.

Para quem se propõe ajudar vítimas repassando dinheiro, as prefeituras das cidades afetadas estão fornecendo números de contas. Algumas prefeituras também estão recolhendo donativos. Os doadores precisam se informar entrando em contato com cada jurisdição responsável pelas áreas afetadas antes de doar. Mesmo para quem está no Brasil é possível ajudar. Me informarei sobre essa possibilidade e repassarei os detalhes.

Na região onde moro, o risco de contaminação por radiação é baixo, mas o perigo de terremoto ainda é iminente. A gasolina aumentou bastante e corremos o risco de que ela seja racionada. Os alimentos enlatados e água mineral já se esgotaram em muitos supermercados, a população está com medo de toda a situação.

Agradeço os comentários recebidos, a força e o oração de todos os irmãos."

Relatos enviados às 09h07.

E.A.G.

Revista Isto É desinforma ao mencionar Silas Malafaia e Valdomiro Santiago

Como cristãos, sabemos que estamos neste mundo e não somos dele. E nessa premissa destaco uma matéria publicada recentemente na revista Isto É.  Não preciso lembrar que o editorial dela é secular e que a pessoa que assina o artigo deve possuir mente não-cristã.
.
Ao ler matérias assim, pegunte-se: Será que isto é verdade? Será que os fatos estão relatados fielmente?

Dois pontos são inverdades comprovadas:

1º - Trízimo: este termo não é vocábulo usado por Valdomiro Santiago. A primeira vez que apareceu na Internet, estava em um perfil do YouTube, pertencente a um ateu. Este internauta é vinculado a um blog chamado Tela Crente, cujo editor se apresenta como ateu. Veja mais, aqui: http://belverede.blogspot.com/2010/04/origem-do-termo-trizimo.html

2º - A Assembleia de Deus Vitória em Cristo não é criada por Malafaia e nem é uma subdivisão da denominação assembleiana, conforme DESINFORMA a matéria.

A Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, situada no bairro da Penha, Rio de Janeiro, é um ministério que nasceu em meados de 1963, fruto do trabalho evangelístico do Pr. José Santos, pai da esposa de Malafaia, que na época congregava na AD São Cristovão – RJ. Quando o sogro faleceu, em 3 de fevereiro de 2010, algumas semanas depois a diretoria da Assembleia de Deus da Penha decidiu em assembleia geral extraordinária empossar Silas Malafaia como pastor-presidente. Nesta mesma reunião, houve consenso para trocar o nome do ministério. Era AD Penha e agora é chamado de Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

Quando afirmo que a Assembleia de Deus Vitória em Cristo não foi criada por Malafaia, observo a questão da criação da estrutura da igreja, o complexo de congregações em que Silas Malafaia era vice-presidente e passou a ser o presidente após o falecimento do Pr. José Santos. 
.
Houve a troca do nome da estrutura eclesiástica, de AD Penha para AD Vitória em Cristo. Os verbos "criar" e "fundar" neste contexto são por demais exagerados, para não dizer inapropriados à situação.
__________

Segue a matéria mentirosa da Isto É:

"O pastor Silas Malafaia, durante um culto em Araruama (RJ) no dia 16 de fevereiro, lembrou que no templo em que  estavam tinha custado R$ 600 mil e em seguida disse: “Quem não der oferta, tudo bem. Mas não sairá daqui abençoado”.

Malafaia é da Igreja Assembléia de Deus, da subdenominação Vitória em Cristo, criada por ele.

Araruama é uma cidade de 112 mil habitantes do litoral fluminense a 108 km do Rio. Com 450 cadeiras, a igreja ali da Vitória em Cristo foi inaugurada no dia 18 dezembro de 2010. Ela é mais uma das 1.000 que o pastor planejou inaugurar nos  próximos anos...

Ao exemplo, do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, que, tem sido sutil e criativo na abordagem aos fiéis, como no caso da invenção do "trízimo" – 10% da Deus, 10% para Jesus e 10% para o Espírito Santo.

Em Araruama, quando Malafaia disse que quem não desse dinheiro ficaria sem benções, uma parte dos fiéis desistiu do culto”.
__________

Conclusão:

Isto é antijornalismo.

As repartições de jornalismo, escrito e falado, devem empregar crentes em Deus, ateus, agnósticos, gays, lésbicas, e heterossexuais. Acho salutar essa mescla. Sou capaz de aplaudir em pé um ambiente assim. Mas nenhum profissional de jornalismo pode ser usuário de sofismas e tendências preconceituosas. Nenhum editor-chefe deve permitir que subordinados transmitam fantasias como se fossem fatos.

Você conhece alguém que paga para ser enganado com mentiras? Eu conheço alguns...

Não vá às bancas de jornais e revistas comprar mentiras, isso é humilhante! Não seja fraco, não se submeta  à vergonhosa condição de comprar mentiras em revista, jornal e TV em sinal reservado, que prevaricam em sua missão de informar fatos.

Se você é assinante de Isto É, proteste, reclame. Não deixe que preconceitos desse tipo passe em branco. Todo consumidor precisa ser respeitado, inclusive o consumidor cristão.

E.A.G.

Postado originalmente no blog Belverede.

7ª Consulta Nacional de Evangelismo Universitário


A Agência Pés Formosos realizará entre os dias 21 a 24 de abril de 2011, em Belo Horizonte, a 7ª Consulta Nacional de Evangelismo Universitário. Segundo a organização, a Consulta Nacional será um momento em que seremos confrontado com nossas convicções e ações frente a necessidade do mundo perdido. Será um momento de reflexão sobre o futuro do cristianismo e a eficácia da nossa pregação.

O evento buscará sensibilizar, despertar e incentivar cristãos implantar e efetivar trabalhos de evangelização no ambiente estudantil; Capacitar estudantes evangélicos para a implantação e manutenção de núcleos de evangelização nas escolas e universidades; Motivar os cristãos para a necessidade de uma mentalidade cristã em todas as atividades e trocar experiências sobre as estratégias de evangelização.

A Agência Pés Formosos (APF) desenvolve atividades evangelísticas, missionárias, educacionais, sociais e culturais, apoiando a Igreja e atuando na evangelização, fornecendo suporte e recursos humanos, intelectuais e teológicos aos cristãos em geral.


Palestrantes:
  • Anita Koeshall, Missionária da AD-USA na Bélgica, Líder de evangelismo universitário na Europa e Ásia. Membro do de Students for Christ na Bélgica, Professora de Teologia.
  • Edson Talarico Rodrigues, Ministro do Evangelho, Doutor em Produção Vegetal, professor na pós graduação da Universidade de Mato Grosso do Sul, Líder de Evangelismo Universitário, Conselheiro da Agência Pés Formosos.
  • John Koeshall, Ministro do Evangelho, Missionário da AD-USA na Bélgica, Líder do ministério universitário na Europa e Ásia. Presidente de Students for Christ na Bélgica
  • Josh Renfro, Ministro do Evangelho, Missionário da AD-USA no Chile, líder do ministério universitário Conexion no Chile.
  • Jossy Soares - Membro da AD em Cuiabá-MT, Diretor da Agência Pés Formosos, conferencista, graduado em direito.
  • Lídia Fernandes – Missionária, Escritora, Conferencista, AD Recife-PE, Conselheira da Agência Pés Formosos/Chi Alpha Brasil
  • Moises Silvestre, Ministro do Evangelho, Presidente da AD Belo Horizonte-MG. Teólogo, conferencista internacional, escritor.
  • Quésia de Sena Rodrigues – Conferencista, assistente social, conselheira da Agência Pés Formosos.Líder de Evangelismo em Dourados-MS
  • Randall Walker, Ministro do Evangelho, Missionário da AD-USA no Brasil, Coordenador do Instituto de Correspondência Internacional – ICI – Professor de Teologia em Campinas – SP
  • Richard Zevenbergen – Ministro do Evangelho, Missionário da AD-Holanda no Brasil, Líder do ministério universitário em Joinvile-SC, Doutor em Teologia e mestre em Filosofia. Conselheiro da Agência Pés Formosos
  • Richarde Guerra, Ministro do Evangelho, conferencista, professor de teologia, líder de ministério de mocidade e de evangelismo universitário na Igreja Batista da Lagoinha
  • Valmir Nascimento – Presbítero da AD em Cuiabá-MT, Conferencista, escritor. Diretor da Agência Pés Formosos, Graduado em direito e pós graduado em direito e ciência da religião.

Mais informações no site da APF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário